(11) 4378 1068 viphome@viphome.com.br

Automação controlada por rede wifi

A automação residencial é um sistema de controle que facilita muito a vida das pessoas em suas tarefas domésticas rotineiras. Diversas ações podem ser otimizadas por meio dessa tecnologia, e por isso, ela está cada vez mais difundida.

E como não poderia deixar de ser, conforme as inovações tecnológicas acontecem elas também chegam até a automação. E com isso, os projetos se tornam cada vez mais acessíveis, e portanto, ainda mais procurados.

O controle via rede wifi é uma dessas inovações, que além de tornar a rotina ainda mais dinâmica, veio favorecer a redução do custo do sistema de automação. E no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre as facilidades dessa tecnologia. Acompanhe.

A rede wifi proporciona liberdade eliminando cabos e fios

O que faz a rede wifi ser muito atrativa para os usuários de internet é o fato de proporcionar liberdade de acesso. Não é preciso ficar limitado a um ponto específico para que se possa navegar por sites e blogs.

No caso da automação residencial acontece o mesmo quando utilizamos o sistema de rede wifi para controle de dispositivos e recursos. Não é preciso ficar limitado e a um só aparelho e um só ponto de controle.

Por meio do wifi é possível acessar os comandos de todos os dispositivos integrados com a central de automação, e isso pode ser feito diretamente na central ou então com outros tipos de dispositivos. Isso porque a automação pode ser integrada com aparelhos móveis como smartphones e tablets.

Como todo o sinal é transmitido pelo ar, então minimiza-se a quantidade de fios e cabos necessários para integrar o sistema aos dispositivos e aparelhos que desejamos comandar. Sendo assim, o custo final do projeto acaba reduzido porque necessita-se de menos material para instalá-lo.

Além disso, a automação residencial controlada por rede wifi ainda tem a facilidade de exigir menos reformas e intervenções na casa para ser instalada. Como utiliza-se menos fiação, então, elimina-se a necessidade de grandes mudanças.

É por promover essa liberdade, por reduzir custos e também se adequar facilmente mesmo a imóveis já construídos, que a automação controlada por rede wifi tem sido uma opção muito procurada.

Como a automação é controlada pelo smartphone

Um recurso muito interessante da automação residencial controlada por rede wifi é a possibilidade de realizar comandos e acessar a central por meio do smartphone. É possível controlar tudo o que estiver integrado com o sistema apenas utilizando o celular.

Para isso é preciso que o aparelho contenha o aplicativo certo, aquele que lhe permite interagir com o sistema de automação. Uma vez integrado, então pelo celular basta acessar a central utilizando usuário e senha, e ordenar que a casa cumpra uma determinada ação.

Com isso aumenta-se ainda mais as opções de controle da automação e o usuário tem ainda mais liberdade para usufruir do seu sistema. Afinal, onde ele tiver o sinal de rede wifi poderá se conectar com a central facilmente.

O que pode ser controlado pela rede wifi

Uma dúvida das pessoas é sobre o que elas poderiam controlar por meio da rede wifi, já que não são todos os dispositivos que tem acesso à internet. No entanto, isso não faz diferença, porque aqui não se trata de navegar, mas sim aproveitar o sinal para executar uma ação.

Sendo assim, tudo o que estiver integrado com o sistema de automação pode ser controlado pelo wifi. Não há limitações para isso, já que quem recebe o sinal é a central e ela é que comanda aquilo que se pretende controlar.

Ou seja, você pode ter acesso a comandos para suas luzes, persianas, cortinas, portas e janelas, som, vídeo, sistema de irrigação, casa de máquinas da piscina entre muitos outros. Basta que tudo esteja integrado à central e essa configurada na rede wifi. Fácil, não é mesmo?

Mas para que o sistema de automação não sofra falhas e seja realmente seguro, é importante contar com profissionais para que os projetos sejam bem elaborados e executados. Então, conte com a Vip Home!

Temos a melhor solução para você!

Clique aqui!