(11) 4378 1068 viphome@viphome.com.br

Controle por voz é a nova interface da casa inteligente

Com certeza você já conhece a automação residencial e sabe como ela possibilita maiores facilidades em seu dia a dia. Afinal, é muito prático controlar diversos dispositivos e aparelhos da casa sem precisar ir até cada um deles para fazer isso.

Mas você sabia que essa tecnologia agora está trazendo ainda novas atualizações e inovações? E a novidade que tem atraído a atenção dos consumidores é o controle por voz. Ou seja, agora você pode literalmente dar uma ordem para sua casa.

Você já conhecia essa tecnologia? Então continue lendo nosso artigo e entenda como ela funciona e também de que forma pode ser aplicada na automação da sua casa.

O que é o controle por voz?

O reconhecimento de voz é uma tecnologia que existe já há algum tempo. Muito utilizada para sistemas de segurança, ela limita o acesso a certas áreas e salas, e também pode ser aplicada para que certas máquinas e aparelhos operem apenas com o comando de seu proprietário ou pessoas autorizadas.

O reconhecimento de voz também tem sido utilizado para computadores e celulares, que possuem em sua programação o recurso de compreender a fala humana e então executar uma ação de acordo com aquilo que foi ordenado.

E observando as facilidades que o controle por voz permite é que especialistas a implementaram também, na automação residencial. E dessa maneira ela se tornou um recurso a mais para facilitar a vida das pessoas.

Como funciona essa tecnologia na automação residencial?

Para realizar comandos na automação residencial podemos utilizar diversos recursos, como uma interface, um painel central, tela touch screeen, controle remoto e até mesmo a tecnologia da rede wi fi.

Mas agora também é possível comandar o sistema por meio da própria voz. Ou seja, basta dizer para a casa aquilo que você quer que ela faça e ela executa. Muito simples, prático e ideal para quem não quer perder tempo.

Se for preciso acender as luzes de um cômodo ou ambiente basta dizer para a casa fazer isso. Se quiser trancar as janelas e portas, acionar o alarme, ou irrigar o jardim, é só dizer para a casa que ela faz.

Para que isso seja possível somente é preciso programar o sistema para que ele reconheça os comandos. Assim, diversos deles são registrados na programação, e quando o usuário desejar que a casa faça algo, precisa falar com ela da forma como foi registrado.

E não é somente isso, porque além de comandar ações simples e rotineiras, o controle por voz também ajuda a elaborar cenas em casa. Ou seja, se for preciso criar um clima específico, basta dizer para a casa adequar-se segundo aquilo que foi programado.

Assim, ela pode ligar o ar condicionado ou o aquecedor, controlar a intensidade das luzes, ligar o som, a televisão e outros mais. Tudo para que o espaço esteja agradável e confortável segundo aquilo que os moradores e seus convidados desejam.

Quem pode usufruir dessa tecnologia?

A tecnologia do controle por voz pode beneficiar a todas as pessoas. Afinal, se você estiver cansado e pronto para dormir, não precisa fazer uma vistoria geral na casa para saber se está tudo em ordem.

Basta dar um comando como “boa noite, casa”, ou “vamos dormir agora”, ela então apagará ou acenderá luzes, ligará o sistema de segurança, trancará portas e janelas, fechará as cortinas e outros mais que você desejar que ela faça.

Além disso, o controle por voz é útil para pessoas com limitações físicas, para casas habitadas por idosos ou para quem está sempre ocupado e não pode perder tempo. Isso porque não é preciso muito esforço para realizar uma ação; e isso também é mais seguro para todos, porque estando num ambiente escuro não é preciso procurar o interruptor, basta pedir que a casa acende as luzes.

Ou seja, a tecnologia do controle por voz é uma praticidade, segurança e comodidade a mais na automação residencial, visando mais tranquilidade e conforto.

Temos a melhor solução para você!

Clique aqui!