(11) 4378 1068 viphome@viphome.com.br

Descubra como funciona a automação de cortinas e persianas

Com os constantes avanços da tecnologia o que também vem ganhando modernidades são as casas. Cada vez mais elas se tornam inteligentes, por serem equipadas com recursos da automação residencial, que hoje permite, também, fazer a automação de cortinas e persianas.

Esse é um recurso muito útil, funcional e prático para controlar a luminosidade dentro dos ambientes. E com isso, temos a redução do custo mensal de energia elétrica, além de mais  conforto e menos trabalho.

Neste artigo vamos falar sobre a automação de cortinas e persianas e as vantagens que esse recurso traz para os moradores da casa. Continue lendo!

Como é feita a automação de cortinas e persianas

Manusear e controlar as persianas utilizando os fios tradicionais não é muito prático. É preciso parar aquilo que se está fazendo para ir até a janela e tentar encontrar uma posição ideal. E para muita gente isso é uma complicação, que impede que a luz seja controlada do modo desejado.

Mas já não é mais preciso fazer o controle manual, porque a automação de cortinas e persianas veio trazer um sistema inteligente que elimina o incômodo de ter que fazer isso pessoalmente. Trata-se de um sistema eletrônico que comanda as cortinas e persianas.

Elas recebem uma motorização que é integrada a um sistema informatizado. Ele pode ser programado da forma como o usuário desejar, a fim de que apenas com um toque as cortinas e persianas abram ou fechem.

Esse sistema é versátil, porque pode ser programado de diversas maneiras diferentes, para que o usuário tenha opções de luminosidade e da forma como as cortinas e persianas serão controladas, o sistema pode ser programado para:

1 – Atender a um controle manual

O usuário continuará tendo o controle das cortinas e das persianas, e poderá ele mesmo definir quando elas devem abrir ou fechar. Porém, não precisa mais ir até a janela e fazer isso pessoalmente.

Sentado em seu sofá, na cadeira do escritório, ou onde estiver, basta acionar o controle remoto e definir se quer mais ou menos luminosidade no ambiente. Em alguns sistemas há uma central fixa para fazer esse controle, nesse caso o usuário precisa se deslocar até ela, mas pode selecionar a opção no sistema sem precisar manusear a cortina.

2 – Regular a luminosidade

A automação de cortinas e persianas também possibilita selecionar um tipo de cena, que seria uma programação específica para uma situação ou evento. Por exemplo, para assistir televisão, a luminosidade pode ser reduzida, então o sistema é programado com um comando “assistir TV” e as cortinas se fecham automaticamente ou tanto quanto for desejado.

Ou pode receber o comando “leitura” nesse caso é preciso luz, então, as cortinas vão se abrir e deixar entrar a luz natural. Além de ser ideal para a atividade, essa programação também ajuda na economia de energia elétrica, porque aproveita a luz do dia.

3 – Trabalhar sozinho de acordo com o horário

O sistema de automação de cortinas e persianas também pode ser programado para que acompanhe o horário. Assim, quando estiver de dia as cortinas se mantêm abertas para deixar entrar a luz. Quando anoitecer, elas se fecham sozinhas.

Ou o usuário pode programar para que as cortinas se fechem no período em que há incidência de luz solar direta para dentro dos ambientes. Assim não é preciso se lembrar de fechar as cortinas para proteger os móveis ou o piso, pois a casa inteligente faz essa tarefa.

Cortinas e persianas podem ser controladas pelo seu celular

Outra vantagem do sistema de automação de cortinas e persianas é que ele pode ser acessado e comandado pelo celular. Por meio de um aplicativo é possível integrar-se ao sistema da casa e abrir ou fechar as cortinas e persianas quando desejar.

Se você estiver no trabalho, ou se for se atrasar para chegar em casa, pode fazer o controle a distância, acessando o aplicativo com seu login e senha para entrar no sistema. Muito prático e seguro, não é mesmo?

Para que continuar operando as complicadas cordinhas da persiana se você pode apenas apertar um botão? É por isso que cada vez mais pessoas e empresas optam pela automação de cortinas e persianas, bem como outros recursos automatizados, afinal, são muito práticos e econômicos, além de garantirem comodidade e conforto para os usuários.

Temos a melhor solução para você!

Clique aqui!