(11) 4378 1068 viphome@viphome.com.br

O que é cabeamento estruturado?

Todo imóvel equipado com diferentes tipos de dispositivos, aparelhos e sistemas precisa alimentar os mesmos de alguma forma. E isso deve ser feito de maneira inteligente e organizada para evitar falhas e também prevenir defeitos e acidentes.

E para isso o ideal é que tudo seja programado e organizado por meio de um cabeamento estruturado. E você sabe o que é um cabeamento estruturado e quais são suas vantagens? Neste artigo nós vamos explicar isso, então, continue lendo!

Entendendo o cabeamento estruturado

Existem diversos tipos de rede que podem ou precisam ser instaladas em ambientes, como as mídias, telefonia e internet. Porém, para facilitar a instalação e também manutenção e reparos é preciso que essas redes sejam padronizadas.

A melhor maneira e também a ideal de se fazer isso é por meio do cabeamento estruturado. Se você não sabe o que é o cabeamento estruturado, ele se trata de uma forma organizada e padronizada de dispor as instalações das redes em um imóvel.

É preciso que esse cabeamento siga um padrão e normas em sua instalação e também características para que se tenha maior flexibilidade com o sistema. Isso permite que não se fique preso a apenas um fornecedor e fabricante, o que possibilita maior capacidade de crescimento e também facilita a gestão do sistema.

Todas as sinalizações num sistema de cabeamento estruturado são transmitidas do mesmo cabo. Ou seja, telefonia, dados, som, vídeo e outros mais passam pela mesma infraestrutura, entre painéis, tomadas e conectores, independentemente do seu tipo.

As vantagens do cabeamento estruturado

A grande vantagem do cabeamento estruturado é que além de possibilitar organizar-se e concentrar-se tudo numa mesma infraestrutura ainda conseguimos reduzir custos. E um ponto interessante de sistema é que ele possibilita as expansões, maximizando essa possiblidade.

Ou seja, conseguimos criar um sistema complexo, completo e organizado com um orçamento interessante, e se no futuro for preciso estender esse sistema ou implementá-lo, isso também é possível sem grandes complicações.

Por meio do cabeamento estruturado conseguimos fazer o transporte de sinais entre o emissor até seu receptor, isso pode acontecer dentro do edifício entre ambientes ou então no mesmo recinto. Porque esse sistema é uma rede física que pode combinar diversos tipos de elementos, como adaptadores, conexões, cabos UTP e outros.

Instalação e composição do cabeamento estruturado

Embora não seja complicado entender o que é o cabeamento estruturado, isso não significa que seja assim tão simples instalar esse sistema. Isso porque é preciso conhecer cada componente do mesmo e fazer a correta ligação entre eles.

Esse sistema é composto, entre outros elementos, por:

  • Cabo vertical – também chamado de troncal ou backbone, ele interliga as várias divisões;
  • Cabo horizontal – é aquele que instala-se no chão ou teto, ou os dois;
  • Sala de comunicação – local ou painel onde estão instalados os equipamentos de telecomunicação.

Além disso, também é preciso considerar que a segmentação do tráfego pode interferir no sistema, e ainda que há a possiblidade também das interferências eletromagnéticas. Pode ainda acontecer a necessidade de instalação de redes locais virtuais.

Todas essas questões exigem conhecimento técnico para que o sistema não venha apresentar falhas e não comprometa o desempenho dos dispositivos alimentados por ele. E outro detalhe é que o cabeamento estruturado também pode ser equipado com mais de um tipo de cabo.

Esse sistema pode ser desenvolvido com cabos de cobre em par e torcido, mas para redes do tipo IEEE 802.3, e também pode-se utilizar o cabo coaxial ou a fibra ótica. Então, a melhor opção deve ser estabelecida por profissionais.

Embora você já saiba o que é cabeamento estruturado, na hora de elaborar esse sistema é preciso ter o suporte de profissionais, para que sejam seguidas todas as normas que garantem a padronização do sistema de segurança e bom funcionamento. Também para que possíveis intervenções futuras sejam facilitadas, inclusive a expansão do sistema.

Temos a melhor solução para você!

Clique aqui!