(11) 4378 1068 viphome@viphome.com.br

O que é rede cabeada?

A tecnologia vem evoluindo muito ao longo do tempo, e agora o que parece estar ficando para trás são os fios e cabos. Substituídos pela rede de internet wireless, alguns acreditam que eles estão perdendo espaço, mas não é bem assim.

Você sabe exatamente o que é uma rede cabeada e quais vantagens ela oferece? Sim, os cabos não são vilões na história, como muita gente costuma colocar. Na verdade, em algumas situações eles são indispensáveis.

Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a rede cabeada e você entenderá porque mesmo na era de dispositivos remotos e sem fio, os cabos ainda continuam tendo espaço e sua utilidade é inegável. Continue lendo!

Entenda o que é rede cabeada

Não é difícil entender do que se trata essa tecnologia, afinal, uma rede cabeada é um conjunto de fios ou cabos que formam um sistema que interliga dispositivos e centrais de controle. Assim, todos eles se conectam segundo o projeto que foi criado.

Na automação residencial geralmente são utilizados cabos de cobre ou fibra ótica, e para que sua transmissão de sinal não sofra interferências externas eles são blindados. Isso garante que a comunicação no sistema não será interrompida e ainda alcança-se melhor qualidade de sinal.

Aliás, a qualidade do sinal é uma característica que chama muito a atenção no sistema de rede cabeada. Isso porque quando os dados viajem pelos cabos alcança-se maior estabilidade de sinal, ou seja, as chances de falhas são menores.

As vantagens de desvantagens da rede cabeada

Como dissemos logo no começo, é atrativa a ideia de não ficar preso em cabos ou fios, e por isso, o sistema de controle remoto por wireless está ganhando cada vez mais espaço. Também porque são uma opção que exige menor investimento.

Porém, a rede cabeada ainda tem atenção, porque ela possui vantagens, apesar de apresentar também algumas pequenas desvantagens. Além disso, em alguns casos ela é a melhor opção, em função do projeto que se pretende executar.

A vantagem da rede cabeada, além da estabilidade de sinal que foi citada, está no fato de que ela possibilita criar projetos maiores. Para construções com dimensões amplas pode ser difícil trabalhar apenas com o wireless, e transmitir os sinais via cabos é mais confiável.

Os sinais de televisão e imagens de CFTV são dois exemplos de dados que precisam de largura para trafegar e, por isso, a rede cabeada é a melhor opção. Porém, de nada adianta criar uma rede inteligente e ame elaborada se ela não estiver blindada.

Essa é uma “quase desvantagem” da rede cabeada, porque se não for trabalhado com fios realmente de qualidade e blindados, e o sinal sofrerá interferência, especialmente se estiver perto de cabos de energia elétrica, por exemplo.

Outra característica que pode soar como desvantagem da rede cabeada é o fato de que ela é inflexível, ou seja, se instalada ali, ali ela ficará. Por isso é interessante o seu planejamento quando o imóvel ainda está em construção.

E tudo deve ser muito bem pensado antes de se aprovar o projeto, porque depois de instalados os dispositivos e controles, para mudar de lugar é preciso fazer reformas na alvenaria e alterações em todo o cabeamento.

Uma opção que tem chamado a atenção são os sistemas híbridos, que misturam o controle por wireless e o sistema de cabos. Eles atendem muito bem imóveis de diversas dimensões, e assim ganha-se a praticidade do controle remoto e a confiabilidade da rede cabeada.

Agora que você já sabe o que é a rede cabeada e suas vantagens, pode perceber que ela está longe de ser uma tecnologia ultrapassada, já que traz soluções que o wireless nem sempre pode oferecer.

Temos a melhor solução para você!

Clique aqui!